VOLTAR

Equipe:

CASSANDRA RIBEIRO JOYE

Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1990), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1998) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2002). Realizou um ano de estágio doutoral na Universitè de Genève-UNIGE/TECFA: Technologies de la Formation e de l'Aprentissage. É professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Coordenou o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) bem como projetos de Pesquisa e Desenvolvimento na área de EaD no IFCE, período 2007 a 2015. Foi diretora de Educação a Distância do IFCE (2007 a 2015) e coordenadora do Fortalecimento dos Sistemas Públicos de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC/MEC no período de 2015 a 2017. Colabora com a Universidade Estadual do Ceará - UECE e com a Universidade Federal do Ceará - UFC em programas de Pós-Graduação. É líder do Grupo de Pesquisa Telemática Educativa. Áreas de atuação predominantes em docência e projetos: Educação a Distância, Informática Educativa, Produção e Avaliação de Materiais Didáticos Digitais, Didática e Metodologias de Ensino, Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnológica.

FABRICE MARC JOYE

Bacharel em Psicologia pela Universidade de Genebra e mestre em Ciências e Tecnologias da Formação e da Aprendizagem (Technologies de la Formation e de l'Aprentissage) também pela Universidade de Genebra, no laboratório TECFA. Foi assistente de pesquisa do Professor Daniel Peraya, o qual foi responsável pelo desenvolvimento e pela coordenação do campus virtual usado nos projetos europeus Learn-Nett (Formação de Professores em Tecnologias Educativas) e Recre@sup (inovação e Tecnologias Educativas nas universidades). Trabalhou no LAR (CEFET/CE), Multimeios (UFC) e atualmente trabalha na Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, onde coordena os projetos Web para Educação a Distância. Áreas de interesse: Ferramentas e recursos para a EaD, Ambiente Virtual de Aprendizagem, webaulas.

DÉBORA LIBERATO ARRUDA HISSA

Doutora e mestre em Linguística Aplicada no Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará (Uece/PosLA/Capes). Assessora de material didático do Mediotec (UECE/SEDUC). Tutora em EaD pela Universidade Aberta do Brasil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Membro do Grupo de Pesquisa Linguística, Ensino e Tecnologia (Lent) e do Grupo de Pesquisa Telemática Educativa. Graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2003) com especialização em Ensino de Língua Portuguesa - UECE(2005), Pós-Graduação em Didática e Metodologia do Espanhol como Língua Estrangeira pela Universidade de Valência-Espanha (2006). Áreas de interesse: Escrita colaborativa, Educação a Distância, Produção de Material Didático-Digital (MDD), Letramento Digital e Linguagem em EaD.


Ementa:

Material didático-digital: estrutura, planejamento, textualização e desenvolvimento; fluxograma e processo de produção didático-digital-colaborativo; linguagem dialogal e interativa; comunicação imagética, identidade visual e facilitadores de aprendizagem; construção da autoria, negociação de sentidos e mediação discursiva entre os sujeitos; estratégias de criatividade.

Objetivos:

  • conhecer o fluxograma a produção de material didático-digital para EaD;
  • conhecer quais os profissionais envolvidos na produção colaborativa de material didático-digital, suas funções e suas competências;
  • analisar estratégias que trabalhem a construção da autoria e da criatividade para a produção de material didático-digital;
  • compreender a estrutura do material didático-digital, além de alguns aspectos técnicos e didáticos inerentes à produção colaborativa;
  • compreender a linguagem dialógica do conteúdo, a organização e a identidade visual (comunicação imagética) do material didático-digital; e
  • aprender a formatação da macroestrutura do material (partes de uma unidade didática: apresentação, objetivos, texto informacional, fechamento, síntese, etc.) e dos facilitadores discursivos (ícones, links, tabelas, imagens, quadros, etc.).