Data: 19/10, das 17h30min às 19h30min

Tel Amiel
Título da fala: Condições e desafios para práticas envolvendo recursos educacionais abertos no ensino superior
Currículo: pesquisador do núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/Unicamp) e Coordenador do grupo de Pesquisa (CNPq) e Cátedra UNESCO em Educação Aberta.

 

 

 

 

 

Leonardo Foletto
Título da fala: "10 mitos sobre o acesso aberto ao conhecimento"
Currículo: jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), mestre em jornalismo pela UFSC (2009) e doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS; 2013-2017). Escreveu "Efêmero Revisitado: conversas sobre teatro e cultura digital", foi integrante da Casa de Cultura Digital (http://www.casadaculturadigital.com.br) São Paulo e Porto Alegre (http://ccdpoa.com.br) e faz parte do Ônibus Hacker (http://onibushacker.org) e do Matehackers (http://matehackers.org). É editor do coletivo BaixaCultura (http://baixacultura.org), que trabalha com publicações impressas (zines), sites, projetos e oficinas relacionados à cultura livre. Tem experiência na área de jornalismo e cultura digital, com passagens pelos jornais A Razão e Folha de S. Paulo, e em projetos e oficinas ligados ao jornalismo cultural, cultura digital, jornalismo de dados, ativismo digital, blogs e teatro (teatralidade) digital. Site pessoal: http://leofoletto.info
 
 
 
 
 
Mediador: Henrique Oliveira da Silva

 

 

 

 

 

 

 


Data: 19/10, das 8h30min às 10h30min

Eliane Schlemmer
Titulo da fala: "Percursos da Formação Inicial e Continuada: Inventividade em contexto híbrido e multimodal"
Currículo: é Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e avaliadora ad hoc da CAPES, do CNPq e da FAPERGS. Doutora em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2002), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento - UFRGS (1998), Bacharel em Informática - Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS (1992). Atualmente, é professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISINOS (nota 7 na CAPES) e líder do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq (www.unisinos.br/pesquisa/educacao-digital), desde 2004. É conceptora e desenvolvedora de softwares e ambientes digitais virtuais educacionais, tais como: Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-UNISINOS, Mundo Virtual em 3D - AWSINOS (Metaverso Eduverse), Ilha UNISINOS e Ilha RICESU (Second Life), GPe-dU (OpenSimulator), Agente Comunicativo MARIÁ (em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada), do Ambiente Virtual de Aprendizagem para dispositivos móveis - COMTEXT® (Competências em Contexto - desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Administração e com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada), do Alternate Reality Game (ARG)Fantasmas no Museu, do ARG In Vino Veritas e do app Obsidian Catch. Possui diversos artigos publicados em periódicos e eventos nacionais e internacionais, além de ser autora de livros e capítulos de livros publicados no Brasil, na América Latina, nos EUA e Europa. É autora de livros entre eles: m-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua, editado pela Pearson Prentice Hall, em 2011, Comunidades de Aprendizagem e de Prática em Metaversos, editado pela Cortez, em 2012 e Learning in Metaverses: Co-Existing in Real Virtuality, editado pela IGI Global (EUA), em 2015.

 

 

Romero Tori
Título da fala: “Imersão e Interação para uma Educação sem Distância”
Currículo: engenheiro, doutor e livre-docente pela USP na Área de Tecnologias Interativas. Ocupa o cargo de Professor Associado III da Escola Politécnica da USP, na área de engenharia de computação, onde coordena o Interlab - Laboratório de Tecnologias Interativas. É também professor e pesquisador do Centro Universitário Senac, onde coordena o Programa de Iniciação Científica e o Grupo de Pesquisa em Tecnologia Aplicada. Bolsista de produtividade do CNPq, em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora. Coordenou e tem desenvolvido diversas pesquisas em tecnologias interativas, com ênfase na aplicação em educação, saúde e entretenimento. Autor, entre outros trabalhos, do livro “Educação sem Distância" pela Editora Senac. Publica o blog "Educação sem Distância" (http://romerotori.org).

 

 

 

 

Mediador: Narjara Mendes Garcia

Data: 18/10, das 8h30min às 10h30min

  

Carlos Cezar Modernel Lenuzza: Diretor de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);

 

 

 

 

 

 

 

Maria das Graças Costa Nery da Silva: Coordenadora-Geral de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância da SETEC/MEC.

 

 

 

 

 

 

 

Eucidio Pimenta Arruda: Coordenador do sistema Universidade Aberta do Brasil na UFMG e Diretor de Inovação e Metodologias de Ensino.

 

 

 

 

 

 

Mediadora: Ivete Martins Pinto: (Presidente da UniRede e Secretária de Educação a Distância da FURG)

 

Data: 18/10, das 17h30min às 19h30min

Liane Tarouco (UFRGS)
Título da fala: Tecnologias com potencial para transformar a educação a distância
Currículo: Licenciada em Física (UFRGS), Mestre em Ciência da Computação (UFRGS) e Doutora em Engenharia Elétrica/Sistemas Digitais (USP).
Professora titular do Departamento de Estudos Especializados da FACED/UFRGS. Pesquisadora e docente vinculada programa de pós-graduação em Informática na Educação (área de Tecnologias para a Educação) da UFRGS.
Participa e coordena projetos de pesquisa em gerência de redes, segurança, Internet das Coisas, ambientes imersivos para educação e objetos de aprendizagem. Integrante do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação da UFRGS. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS.

 

 

 

José Antonio Moreira (Universidade Aberta de Portugal)
Título da fala: Reconfigurando Ecossistemas Digitais de Aprendizagem em EaD com Tecnologias Audiovisuais
Currículo: Doutor e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Realizou um Pós-Doutoramento em Tecnologias Educacionais e da Comunicação também pela Universidade de Coimbra. Possui Curso de Mestrado em Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta (UAb). Atualmente é Diretor da Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta e Coordenador da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) da mesma universidade. É Coordenador Científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) e investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@d) da UAb. É ainda Coordenador do Núcleo de Estudos de Pedagogia no Ensino Superior (NEPES) sedeado no CEIS20. Tem publicado artigos científicos em revistas especializadas e livros nas áreas da Formação de Professores e das Tecnologias Digitais. E tem participado em eventos no estrangeiro e em Portugal como orador convidado e realizado investigação, sobretudo, na área da Educação Online.

 

 

Mediador: Joice Araújo Esperança