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Proponentes:

Equipe

CARLOS ALBERTO PEREIRA DE OLIVEIRA

Possui graduação em Didática Especial da Língua Inglesa e Direito pela UERJ e Mestrado em Educação pela UFRJ (1991). Professor visitante do PPDIP da FM da UFMS. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da SMS/Rio. É bolsista do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN e professor assistente no Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) da UERJ. Membro do International Council for Open and Distance Education e do “Cluster of Learning Analytics” do ICDE. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão do Trabalho, e vem atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância; educação permanente em saúde; educação ao longo da vida; mediação tecnológica; políticas públicas em saúde com ênfase em gestão das redes; integridade e condução responsável de pesquisa; e ética da pesquisa envolvendo seres humanos.

ELOIZA GOMES DE OLIVEIRA

Possui Graduação em Psicologia e em Pedagogia, Especialização em Supervisão Educacional e Mestrado em Psicologia Escolar. Concluiu o Doutorado em Educação (UFRJ) em 1997. Atualmente é professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), onde lidera o Grupo de Pesquisa "Aprendizagem, subjetivação e cidadania ". Coordena o Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana (LEAH). É Diretora do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da UERJ. Atua especialmente nas áreas de Educação com mediação tecnológica, aprendizagem, formação humana e políticas públicas.

LYANE RAMALHO CORTEZ

Mestre em Saúde Coletiva pela UFRN (2012-2013). Possui graduação em Medicina (1999), residência médica em Pediatria Geral (2002), ambos pela UFRN, e é especialista em gestão de hospitais públicos pelo NESC/UFRN (2005). Foi médica pediatra da UFRN até fevereiro de 2014, quando ingressou na carreira docente, no Departamento de Saúde Coletiva da UFRN, como Professora assistente com Dedicação Exclusiva. Atuou na área das residências em saúde (multiprofissional e Médica) e em gestão hospitalar. Atualmente é Coordenadora Provab/ UFRN anos 2012 /2013/2014, e Tutora Mais Médico/UFRN. Coordenadora Geral do PEPSUS.


Ementa:
A Agenda ONU 2030 e a mediação tecnológica na educação ao longo da vida. TDICs e formação humana: interação, comunicação e aprendizagem mediadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Facilitação da aprendizagem com mediação das TDICs e a importância do feedback. O Programa de Educação Permanente para os profissionais do SUS (PEPSUS) e os itinerários formativos em Saúde.
Objetivos:

  • conhecer e refletir sobre a educação ao longo da vida dos profissionais da saúde e o ODS 4.3 da Agenda ONU 2030, a Declaração de Incheon e o Marco de Ação da Educação 43;
  • conhecer conceitos básicos da formação humana mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs);
  • vivenciar situações relacionadas à facilitação da aprendizagem mediada pelas TDICs;
  • conhecer a proposta de um Programa de Educação Permanente voltado para a Atenção Primária em Saúde, com público multiprofissional, baseado em metodologias ativas, visando a transformação da realidade; e
  • conhecer e vivenciar as propostas de inovação tecnológica – ferramentas e conceitos – do PEPSUS.