VOLTAR

Proponentes:

Equipe:


PAULA RODRIGUES FURTADO

Co-fundadora da Mupi, startup educacional de Campinas que utiliza a plataforma TIM Tec para fornecer cursos on-line de formação para educadores. Formada em Letras pela Unicamp e mestra em Linguística Aplicada pela mesma universidade, tem se especializado na área dos novos letramentos, tecnologias e educação e novas formas de aprendizagem. Possui experiência com projetos de formação continuada, de capacitação profissional, como professora de Enino Médio e com produção de materiais digitais.


ANA RUTE CAVALCANTI VAZ MENDES

Co-fundadora da Mupi, startup educacional de Campinas que utiliza a plataforma TIM Tec para fornecer cursos on-line de formação para educadores. Formada em Midialogia pela Unicamp, tem se especializado em empreendedorismo e desenvolvimento web. Representou a Escola Mupi no processo de aceleração The Lisbon Chalenge em Lisboa, turma Fall'14. Atualmente é designer front-end e responsável pela equipe técnica da Mupi, é também participante do programa Outreachy de inclusão de minorias sociais no mundo de software livre, por meio do qual atua como desenvolvedora aprendiz no projeto Taskcluster da Mozilla.


Ementa

Analisaremos, em conjunto com os participantes, diferentes plataformas virtuais de aprendizagem (como Coursera, EDX, Future Learn, Udemy, Veduca e TIM Tec) e seus recursos pedagógicos, buscando compreender quais são os requisitos e recursos que as caracterizam (ou não) como potenciais plataformas para o oferecimento de MOOCs (Massive Open On-line Course). Além disso, compartilharemos nossa experiência sobre a produção e a docência de cursos online caracterizados como MOOCs - considerando desde a escolha da plataforma, o planejamento e a produção do curso, sua distribuição e o acompanhamento dos participantes -, a fim de mostrar caminhos possíveis para docentes e inspirar práticas pedagógicas.