1. Qual o formato do documento descritivo para submissão de Recurso Educacional Digital no Prêmio UniRede? Existe um número mínimo/máximo de páginas para esse documento?
O documento a ser entregue na submissão do Recurso Educacional Digital deve conter basicamente um memorial descritivo sobre a produção do recurso educacional e sua finalidade pedagógica, não sendo exigido um número definido de páginas. A formatação é a mesma do artigo, porém, a estrutura do conteúdo está especificada na Chamada do Prêmio UniRede, em Estrutura do Conteúdo.
Assim, esse documento deve apresentar uma descrição sucinta de cada um dos itens previstos na Estrutura do Conteúdo, devendo ser escrito em linguagem sintética, precisa e breve. Como tem por objetivo o relato do processo de produção e finalidade de um produto e não uma pesquisa, o fato de submeter o recurso educacional não deve conflitar com uma publicação de artigo em outro veículo, isto é, se o outro veículo tratar de pesquisas acadêmicas e desenvolvimentos de tecnologias.
As informações apresentadas no descritivo visam a nortear a avaliação do recurso educacional, visto que a maioria dos questionamentos não são passíveis de serem respondidos apenas pela apreciação visual dos produtos. Os critérios de avaliação do Prêmio UniRede, descritos na chamada, são baseados nos critérios de qualidade da IEEE e demais consórcios que tratam do conceito de Objetos de Aprendizagem.

2. Há um número máximo de autores por trabalho ( artigo ou relato de experiência)?
Serão aceitos no máximo seis autores em cada trabalho.

3.Quantos artigos cada autor pode submeter?
Os autores podem enviar quantos artigos desejarem, porém será observado que o mesmo trabalho não seja inscrito, mais de uma vez, em trilha diferente.

4. Como submeto os artigos para a avaliação?
Clique no menu “Submissões”. Lá você encontrará as informações necessárias para a submissão dos artigos ou relatos de experiência.

5. Como faço o cadastro no JEMS?
Digite no seu navegador o endereço https://jems.sbc.org.br/jems2/index.php?r=site/login e preencha os campos na aba SIGN UP.

6. Onde obtenho informações sobre os valores das inscrições?
No menu “Inscrições”, clique na opção “Valores”. Lá você encontrará as informações necessárias para a inscrição no evento.

7. É possível pagar a inscrição sem ser por boleto?
Sim, existem as seguintes formas de pagamento:

  • Depósito ou transferência bancária:

Caso o participante opte pagar a inscrição por depósito identificado ou transferência, deverá encaminhar cópia do comprovante de pagamento para os dois e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a fim de que a inscrição seja validada.

  • Empenho:

Após realizar a inscrição, você deverá encaminhar as informações abaixo para os e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., solicitando o recibo referente ao pagamento da inscrição.

- Dados da IES (Nome, endereço completo e CNPJ)
- Nome completo do congressista
- Valor da inscrição realizada
- Cópia da nota de empenho.

A UniRede emite um recibo em nome da IES referente ao pagamento da inscrição do congressista no ESUD. Os dados bancários da UniRede constarão neste recibo.

8. Posso participar como ouvinte do Evento? Quanto custa a inscrição? Como e quando posso fazê-la?
Sim, pode. A inscrição está disponível no menu "Inscrições". No mesmo local, é apresentada uma tabela com os valores de inscrição, conforme categoria e data de quitação. Salientamos que não há diferença de valor para inscrição de apresentador e/ou ouvinte, apenas solicita-se que tal informação seja especificada no ato da inscrição por motivos de logística.
 
9.Gostaria de participar em apenas um dia do Evento, como faço a inscrição?
As inscrições dão direito de participação em todos os dias do Evento.
 
10. No dia do Evento obrigatoriamente tenho que estar presente? Ou poderia participar a distância?
A presença não é obrigatória.
 
11. Todos os participantes (sendo coautores) do Evento devem obrigatoriamente se inscrever ou apenas o primeiro autor?
Para participar do Evento, é obrigatório se inscrever. Com relação aos trabalhos, conforme o segundo item de “Orientação aos Autores”, disponível no site do ESUD 2017, somente serão apresentados no Evento e publicados nos anais deste os trabalhos em que pelo menos um autor (apresentador) estiver inscrito e com o pagamento quite até o dia 05 de agosto de 2017.
 
12. Ao tentar realizar a inscrição na modalidade "Estudantes, professores e técnicos de IES associadas à UniRede", é solicitado um documento comprobatório no formulário. Do que se trata?
Esse documento deve ser algum comprovante de vínculo do interessado em se inscrever no Evento com a instituição da qual faz parte (associada). Exemplos de comprovante de vínculo: se estudante, comprovante de matrícula; se servidor, espelho do contracheque, no qual consta a vinculação, ou uma declaração da instituição; entre outros.
 
13. Realizei minha inscrição e a situação se encontra como: aguardando homologação. Quando será homologada?
As homologações serão realizadas após o dia 08 de agosto de 2017.