A universidade

A Universidade Federal do Rio Grande - FURG completa 48 anos em 20 de agosto de 2017. São quase cinco décadas comprometida com a comunidade que a acolheu nos anos 1950/1960 e, depois , com as comunidades que a chamaram para fazer parte do seu desenvolvimento e do futuro de suas gerações - Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar.
Por meio dos docentes, técnicos e acadêmicos de graduação e pós-graduação, a FURG é uma universidade que mantém o compromisso de crescer com qualidade, atendendo aos que dela precisam. Mais do que isto, definiu sua vocação e política institucional de apoio aos ecossistemas costeiros e, com isto, tornou-se referência nacional e internacional em várias áreas do conhecimento que têm como objeto de estudo os seres e seus habitats.
Em um momento especialmente difícil para o ensino superior público brasileiro, a FURG reaviva e reafirma os compromissos que a trouxeram até aqui: solidariedade e dedicação para uma educação de qualidade, na busca de uma sociedade justa, diversa, fraterna, igualitária e sustentável.
A FURG está localizada no extremo sul do Brasil. Tem sua orientação filosófica vocacionada para as características históricas, culturais e sociais próprias de sua posição ambiental regional. Nessa perspectiva, a Universidade se caracteriza como um lugar de construção de diferentes percepções de mundo, fortalecendo as identidades do povo brasileiro, constituindo-se em um conjunto de relações sociais e humanos, um centro de socialização e produção de culturas e conhecimentos, comprometida com a realidade contemporânea em que está inserida.

Missão

Promover o avanço do conhecimento e a educação plena com excelência, formando profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade socioambiental.

Visão

A FURG consolidará sua imagem nacional e internacional como referência em educação, desenvolvimento tecnológico e estudo dos ecossistemas costeiros e oceânicos.
Site da FURG:

 

AltemirViana 024

Fonte: Altemir Viana

Altemir Viana 425

Fonte: Altemir Viana

Altemir Viana 1233

Fonte: Altemir Viana