• Entrada FURG
  • altemir2
  • altemir3
  • Foto Sead
  • fachada sead

A universidade

A Universidade Federal do Rio Grande - FURG completa 48 anos em 20 de agosto de 2017. São quase cinco décadas comprometida com a comunidade que a acolheu nos anos 1950/1960 e, depois , com as comunidades que a chamaram para fazer parte do seu desenvolvimento e do futuro de suas gerações - Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar.

Por meio dos docentes, técnicos e acadêmicos de graduação e pós-graduação, a FURG é uma universidade que mantém o compromisso de crescer com qualidade, atendendo aos que dela precisam. Mais do que isto, definiu sua vocação e política institucional de apoio aos ecossistemas costeiros e, assim, tornou-se referência nacional e internacional em várias áreas do conhecimento que têm como objeto de estudo os seres e seus habitats.

Em um momento especialmente difícil para o ensino superior público brasileiro, a FURG reaviva e reafirma os compromissos que a trouxeram até aqui: solidariedade e dedicação para uma educação de qualidade, na busca de uma sociedade justa, diversa, fraterna, igualitária e sustentável.

A FURG está localizada no extremo sul do Brasil. Tem sua orientação filosófica vocacionada para as características históricas, culturais e sociais próprias de sua posição ambiental regional. Nessa perspectiva, a Universidade se caracteriza como um lugar de construção de diferentes percepções de mundo, fortalecendo as identidades do povo brasileiro, constituindo-se em um conjunto de relações sociais e humanas, um centro de socialização e produção de culturas e conhecimentos, comprometida com a realidade contemporânea em que está inserida.

Missão

Promover o avanço do conhecimento e a educação plena com excelência, formando profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade socioambiental.

Visão

A FURG consolidará sua imagem nacional e internacional como referência em educação, desenvolvimento tecnológico e estudo dos ecossistemas costeiros e oceânicos.
Site da FURG.

 

A EaD na FURG

Os cursos e programas de Educação a Distância (EaD) são de suma importância para a ampliação do acesso ao ensino superior em nosso país. A expansão e a interiorização desses cursos, instituídas pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), desde 2005, tem possibilitado a formação universitária de cidadãos que, por diversos motivos, não podem frequentar uma instituição de ensino presencial.

E foi em decorrência da expansão das ações de EaD no país e em específico na FURG que, em 2007, foi instituída a Secretaria de Educação a Distância (SEaD), cuja atribuição consiste em definir, implementar e coordenar políticas e atividades de EaD na FURG, incentivar e auxiliar a criação de novas ações, a gestão administrativa e pedagógica, promovendo as condições necessárias à efetivação de programas e projetos na área.

A SEaD/FURG é composta por técnico-administrativos em educação, lotados na unidade, e docentes de diferentes áreas do conhecimento, estes últimos, lotados em diferentes unidades acadêmicas, que atuam na gestão administrativa e/ou pedagógica da EaD. Também conta com o trabalho de bolsistas, financiados pelos programas e projetos desenvolvidos nesta modalidade de ensino, para efetivação das atividades especificadas.

Atualmente, a SEaD é constituída pela Secretária Geral de Educação a Distância, três coordenações: de Projetos, Pedagógica e de Inovação; Secretaria Administrativa; Setor de Tecnologia da Informação; Núcleos Colaborativos; Comitê Geral e Comitê de Coordenadores de Curso e Programas em EaD.

Os Núcleos Colaborativos da Secretaria de Educação a Distância – SEaD, têm como finalidade atender as demandas específicas e implementar as ações em EaD na FURG, são eles: Núcleo de Formação (NF), Núcleo de Material Educacional Digital (MED) e Núcleo de Comunicação e Integração (NCI).

Os Comitês da SEaD, ambos de caráter consultivo, se constituem como espaços de formação permanente, nos quais se discutem as atividades desenvolvidas na SEaD, nos cursos, nos programas, nos projetos e nos núcleos colaborativos. O Comitê Geral tem como função assessorar as decisões referentes à consecução dos objetivos e das ações da SEaD e o Comitê de Coordenadores de Curso e Programas em EaD tem como função assessorar as questões diretamente relacionadas aos Cursos e Programas em EaD. 

Site da SEaD.